"Os alunos vão ter aulas ali? Pensava que fossem contentores para as obras." Palavras do primeiro-ministro José Sócrates, na visita à Escola Secundária Pedro Nunes, uma das 26 escolas "eleitas" para integrar o plano especial de modernização, criado pelo Governo.
"São monoblocos para os alunos terem aulas, eles depois nem querem sair daqui." Resposta da ministra da educação Maria de Lurdes Rodrigues, justificando que os contentores "têm ar condicionado" e são melhores do que parecem.
Fonte: Expresso de 06.09.2008
Pelo que podemos ler, parece-nos que devem ser pavilhões com as condições mínimas de funcionamento de uma aula, mas sabemos que nem sempre é assim e que muitas das nossas escolas têm pavilhões onde funcionam aulas em condições muito precárias, consideradas salas normais pelas Direcções Regionais de Educação para efeitos de rede escolar! Outros ainda, pelo elevado estado de degradação, não podem ser utilizados, mas continuam lá, a ocupar espaço e a desqualificar o espaço escolar!
Sabemos que há um esforço governamental de modernização e requalificação dos espaços escolares mas, quando falamos em sucesso escolar e de educação de qualidade, não nos podemos esquecer desta realidade que ainda existe.
E, de cada vez que se constroem novas escolas, não nos podemos esquecer de abater (em todos os sentidos) estas pseudo-salas nas escolas mais antigas, redistribuindo as turmas pelas verdadeiras salas, em todas as escolas.
Urge também permitir a transformação de algumas salas de aula noutras valências cada vez mais necessárias, já existentes nas escolas novas (mediatecas, salas de trabalho para professores, etc.), aproximando um pouco as condições de trabalho nos diversos estabelecimentos de ensino.