Pelo decreto n.º 41258, do Ministério da Educação Nacional, foi criada, a 10 de Setembro de 1957, a Escola Industrial e Comercial de Montijo.
A "minha" Escola fez 50 anos no passado dia 10 de Setembro de 2007!
Realizaram-se recentemente dois actos comemorativos: a apresentação da edição da Câmara Municipal de Montijo, comemorativa deste cinquentenário, Nos Trilhos da Pedagogia - De Aldeia Galega a Montijo (1772 - 2008), da autoria do Dr. Joaquim Carreira Tapadinhas, e o jantar do passado dia 13 de Junho.
Não poderia, aqui, deixar de referir esta efeméride da minha Terra e da minha Escola! A, hoje, Escola Secundária Jorge Peixinho é uma instituição que deve ser prestigiada pelo papel de grande relevo que, ao longo destes anos, desempenhou, na formação de muitos cidadãos montijenses e de outras paragens!
Muitos professores e funcionários, administrativos e auxiliares, e alunos foram construíndo esta nossa Escola. Merece referência especial o Eng. José Francisco dos Santos, actual Presidente da Junta de Freguesia de Montijo, que presidiu vinte anos ao Conselho Directivo, com competência, grande empenho e dedicação!
Agora com a participação mais activa de pais, autarquias e comunidade, o passado exige que a Escola Secundária Jorge Peixinho saiba responder cabalmente aos grandes desafios da Educação, às suas novas e difíceis exigências, e continuar a sua relevante e insubstituível função de integrar e formar cidadãos livres e competentes, para o Montijo, para Portugal e para a Europa.
Um abraço ao Dr. Joaquim Tapadinhas, professor, historiador e estudioso do Montijo, figura incontornável da história da nossa Terra que, felizmente, se associou a este cinquentenário.
As minhas felicitações à Dr.ª Maria do Rosário Prates, Presidente da Assembleia, órgão de direcção da Escola, ao Eng. António Castel-Branco, Presidente do Conselho Executivo, e à Dr.ª Delminda Assunção, Presidente do Conselho Pedagógico; a toda a comunidade educativa, à qual tenho orgulho em pertencer.