domingo, junho 15, 2008

Escola Secundária Jorge Peixinho - 50 Anos!

Pelo decreto n.º 41258, do Ministério da Educação Nacional, foi criada, a 10 de Setembro de 1957, a Escola Industrial e Comercial de Montijo.

A "minha" Escola fez 50 anos no passado dia 10 de Setembro de 2007!

Digitalizar0001

Realizaram-se recentemente dois actos comemorativos: a apresentação da edição da Câmara Municipal de Montijo, comemorativa deste cinquentenário, Nos Trilhos da Pedagogia - De Aldeia Galega a Montijo (1772 - 2008), da autoria do Dr. Joaquim Carreira Tapadinhas, e o jantar do passado dia 13 de Junho.

Digitalizar0003

Não poderia, aqui, deixar de referir esta efeméride da minha Terra e da minha Escola! A, hoje, Escola Secundária Jorge Peixinho é uma instituição que deve ser prestigiada pelo papel de grande relevo que, ao longo destes anos, desempenhou, na formação de muitos cidadãos montijenses e de outras paragens!

Muitos professores e funcionários, administrativos e auxiliares, e alunos foram construíndo esta nossa Escola. Merece referência especial o Eng. José Francisco dos Santos, actual Presidente da Junta de Freguesia de Montijo, que presidiu vinte anos ao Conselho Directivo, com competência, grande empenho e dedicação!

Agora com a participação mais activa de pais, autarquias e comunidade, o passado exige que a Escola Secundária Jorge Peixinho saiba responder cabalmente aos grandes desafios da Educação, às suas novas e difíceis exigências, e continuar a sua relevante e insubstituível função de integrar e formar cidadãos livres e competentes, para o Montijo, para Portugal e para a Europa.

Um abraço ao Dr. Joaquim Tapadinhas, professor, historiador e estudioso do Montijo, figura incontornável da história da nossa Terra que, felizmente, se associou a este cinquentenário.

As minhas felicitações à Dr.ª Maria do Rosário Prates, Presidente da Assembleia, órgão de direcção da Escola, ao Eng. António Castel-Branco, Presidente do Conselho Executivo, e à Dr.ª Delminda Assunção, Presidente do Conselho Pedagógico; a toda a comunidade educativa, à qual tenho orgulho em pertencer.

6 comentários:

Anónimo disse...

Todos estamos de parabéns, caro amigo e colega.
Um grande abraço para ti,
António Castel-Branco

Anónimo disse...

Evangelista:
a propósito do jantar de comemoração dos 50 anos da ESJP, a nossa escola, onde fui aluna e onde sou professora do quadro de efectivos (como tu), não posso deixar de sublinhar algumas notas que muito me entristecem:
a) a baixíssima representatividade do corpo docente no activo; tanto mais grave, quanto a percentagem de docentes que moram na freguesia e limítrofes é elevada;
b) a ausência de muitos dos que fizeram história nesta casa (quase diria:de todos!)nos seus anos de glória, de que te lembras tão bem quanto eu, certamente (sem querer ser saudosista, porque acho que o futuro da escola está`'à frente' e não 'atrás');
c)a ausência do pessoal não-docente (porquê?).
A nossa escola já viu melhores dias...
Nem houve baile... :-)
FFernandes

J M Gomes Evangelista disse...

Os meus colegas Lídia Ramalho e o Presidente Castel-Branco chamaram-me à atenção para a data de criação da Escola: 10.09.1957 e não 10.06.1957, como tinha referido na mensagem!
Rectifiquei. Agradecido pelo reparo, apresento as minhas desculpas.

J M Gomes Evangelista disse...

Sim, concordo contigo Fernanda.
Eu diria:
Ponto forte - o serviço de restauração;
Pontos fracos - os que referes nas tuas alíneas a), b) e c)! A Escola merecia mais!

Unknown disse...

Amigo,
Em visita hoje a essas festas, por acaso alguém me falou estar a
cidade do Montijo a comemorar os 50 anos da sua Escola Secundária. Foi
então que com acentuada emoção, passei mentalmente em revista esse
período especial da minha vida.
É que eu fui o primeiro aluno a ser matriculado nessa Escola!
Ao chegar há pouco a casa, procurei o vosso site a fim de me inteirar
do teor das comemorações e já pude verificar o carinho que o vosso
jornal ao assunto tem dedicado.
Pretendo com esta minha comunicação, deixar apenas este singelo
registo, por me parecer estar inteiramente associado ao nascimento da
nossa Escola.
Como nada na vida surge por acaso, também aqui a razão para me ter
sido atribuído o nr 1, tem a ver com a situação difícil que se vivia
então no país em geral e aí no Montijo em particular, nesse já
longínquo ano de 58 em que felizmente o fascismo à portuguesa (responsável dessa
realidade), seria sériamente abalado...
A minha história na história da Escola, quem sabe se por mim contada
ainda que de modo sucinto, pode proporcionar aos alunos de hoje, uma
melhor compreensão do que eram as possibilidades de estudo nessa vila
do Montijo de então. Ainda que criada pelo decreto 41258 de 10 de
setembro de 1957, por atraso nas obras de adaptação da antiga prisão,
a Escola Industrial e Comercial só viria a abrir em 1958.
Antecipadamente grato, fico na espectativa das Suas notícias,
Atenciosamente,
Carlos Soeiro (Telm. 969 249 718)
carlosoeiro@gmail.com
VIVA A ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTIJO!

J M Gomes Evangelista disse...

Caro amigo,
Agradeço as suas palavras.
Muito me agrada ter um comentário do aluno número um da minha escola.
Como percebeu, sou professor na Escola Secundária Jorge Peixinho, embora não integre nenhum órgão de direcção ou gestão.
Quem sabe um dia nos encontramos!
Um abraço.