domingo, agosto 31, 2008

Scribd - O You Tube dos Documentos

O Scribd é um portal de alojamento e partilha de documentos, tal como o You Tube faz com os vídeos.

Acabei de me registar e publiquei o artigo a que me referi na mensagem de 19 de Maio de 2006.


O artigo foi publicado no n.º 5 da Administração Educacional, publicação anual do Forum Português de Administração Educacional.

O Scibd oferece capacidade de armazenamento ilimitado, gratuito e sempre disponível na internet.

sexta-feira, agosto 22, 2008

89% Confiam nos Professores

A Visão desta semana dá notícia de um estudo realizado em 22 países pela empresa de estudos de mercado GfK, que analisou as profissões em que as pessoas mais acreditam.

De acordo com o Público de hoje, o estudo foi realizado em Fevereiro e Março deste ano e envolveu 19760 pessoas de 21 países europeus e dos EUA; em Portugal o estudo decorreu entre 7 e 16 de Março e abrangeu 1036 pessoas com mais de 15 anos.

Este é um extracto do ranking:

1.º Bombeiros, 2.º Carteiros, 3.º Professores do ensino básico e secundário,... 20.º Políticos.

91% confiam nos bombeiros, 82% nos professores e 15% nos políticos. Em Portugal, os bombeiros registaram a confiança de 94% dos inquiridos e carteiros e professores 89%, com as mesmas posições no ranking das vinte profissões.

Registe-se a boa posição dos professores e a última posição dos políticos(!), e parabéns aos bombeiros.

sábado, agosto 16, 2008

"Para Mim, de Manhã,... Só na Caminha."!!

Nem queria acreditar no que, ontem, na RTP2, estava a ouvir: "De manhã é complicado. De manhã, para mim, só na caminha."

Quem dizia, mais ou menos, estas palavras era Marco Fortes, atleta olímpico português que acabava de ser eliminado na prova de lançamento de peso dos Jogos Olímpicos de Pequim!!

Palavras de um atleta olímpico?!! Nem dá para acreditar!!

Sem mais comentários!

quarta-feira, agosto 06, 2008

Mérito, Sim... e a Autonomia?!

O Despacho 20513/2008 da Sra. Ministra da Educação aprova o Regulamento de Concessão do Prémio de Mérito a atribuir ao melhor aluno dos cursos científico-humanísticos e ao melhor aluno dos cursos profissionais/tecnológicos de cada escola. Trata-se de um prémio pecuniário de 500 € e de um diploma alusivo à distinção.
Obviamente, nada a opôr ao reconhecimento do mérito e à realização de uma iniciativa que poderá promover maior ligação aos pais e encarregados de educação e à comunidade, mas...
Até a data é determinada! Apenas a definição do terceiro critério de desempate é deixada à escola!! Até para escolas privadas!!
E a autonomia?! Sabemos que, ao longo dos tempos, tem sido muito retórica, mas assim!
E tenho muitas dúvidas quanto ao prémio pecuniário que, como refere o editorial de Nuno Pacheco, no Público de hoje, poderá fazer do 12 de Setembro muito mais o dia do cheque do que o dia do diploma!
Esta matéria é notícia no PÚBLICO Online.