quarta-feira, julho 30, 2008

Escola Secundária Jorge Peixinho, 12.º Ano Turma A, 2007-2008 - Para Recordar!

Acabaram os exames. Na globalidade, os resultados de Biologia e Geologia dos meus alunos corresponderam às minhas boas expectativas!

Vejamos:

 

CIF

   

CE

 

MCE

Min

Máx

Med

Min

Máx

Med

 

12

19

16,3

8

20

14,4

10,5

CIF - Classificação Interna Final

CE - Classificação dos Exames Nacionais

MCE - Média Nacional da Classificação dos Exames

Considerando que a CIF integra não só a classificação de seis testes, mas também a participação, comportamentos e atitudes dos alunos ao longo do ano e uma componente prático-experimental com peso de 30%, a diferença de 1,9 valores da CIF para a CE poderá ser considerada boa.

A CE superou a MCE em 3,9 valores: resultado muito bom!

Vale a pena saber quem são: André Barroso, André Falcão, André Chambel, Andreia Alvarez, Armando Garine, Diogo Freitas, Filipa Marujo, Inês Santos, Inês Chibeles, João Correia, Luís Campos, Marcelo Prates, Mónica Baeta, Pedro Correia, Rita Oliveira, Rui Rodrigues, Sara Carapeta, Tiago Rebelo e Tiago Patacas.

Uma turma para recordar! Trabalhei com eles nos dois últimos anos lectivos, com prazer e resultados. Alunos de comportamento e atitudes exemplares; participação muito boa, com discussões de qualidade e pertinência! Assim, vale a pena! Bom trabalho!

O meu abraço para todos eles, que estão de parabéns! Mas também para pais e encarregados de educação e para os professores que, desde o primeiro ciclo do ensino básico, contribuíram decisivamente para a sua formação!

Estou certo que vão ser cidadãos de sucesso no ensino superior e nas suas profissões. Sejam felizes e sempre bons naquilo que façam.

Boas férias!

sexta-feira, julho 25, 2008

Montijo e Alcochete com Ciência Viva

Pelo segundo ano consecutivo, realizam-se três acções do Ciência Viva aqui bem perto:

  • As Areias Contam a sua História, na Praia dos Moinhos - Alcochete;
  • GeoBioDiversidade na Margem do Estuário, no Sítio das Hortas - Alcochete;
  • Fósseis no Supermercado, no Forum Montijo - Montijo.

A "culpada" é a Dra. Maria de Jesus Ribeiro, impulsionadora da participação da Escola Secundária Jorge Peixinho e responsável pelas duas primeiras acções.

Estas acções, cuja divulgação pode ser consultada no sítio da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica Ciência Viva, são de grande qualidade e mérito na divulgação da ciência e prestigiam o Montijo e a sua Escola Secundária Jorge Peixinho, como entidade organizadora e com o envolvimento da Dra. Maria de Jesus e do Dr. Nuno Martins, meus colegas do Grupo de Biologia e Geologia desta escola.

Os meus parabéns à Maria de Jesus e ao Nuno.

Já pensaram que, cada vez que vão ao Forum Montijo, podem estar a pisar fósseis com mais de 65 milhões de anos?! Então inscrevam-se no sítio da net e vão lá no próximo dia 27 de Julho, pelas 15 horas, e saibam tudo!

domingo, julho 06, 2008

Bons Sinais para as Ciências Naturais

Conhecidas que são os primeiros números dos resultados dos exames nacionais do ensino secundário deste ano, registo bons sinais para a Biologia e Geologia e para a Física e Química.

De acordo com o Público, o ME refere que estas são as duas disciplinas em que as correlações entre as classificações internas e externas são mais elevadas: 0,75 para a Física e Química A e 0,76 para a Biologia e Geologia. As médias nacionais também subiram: a Física e Química passou de 7,2 (2007) para 9,3 e a Biologia e Geologia de 9,1 (2007) para 10,5.

No que diz respeito à Biologia e Geologia, a prova desta 1.ª época pareceu-me bem construída, compatível com as provas intermédias que os alunos realizaram durante o ano e com grau de dificuldade adequado.

Se as médias nacionais, embora tenham subido, não serão nada de muito significativo, as boas correlações com as classificações internas são, para mim, motivo de bastante agrado! Esta boa compatibilidade demonstra bom trabalho dos professores na avaliação que fizeram aos seus alunos. Certificam a boa validade da sua avaliação final!

Amanhã, vamos ver resultados individuais e por escola. Está quase!

quarta-feira, julho 02, 2008

Escola Secundária Jorge Peixinho - 50 Anos nos Trilhos da Pedagogia

Pelo decreto n.º 41258, do Ministério da Educação Nacional, foi criada, a 10 de Setembro de 1957, a Escola Industrial e Comercial de Montijo.

A "minha" Escola fez 50 anos no passado dia 10 de Setembro de 2007!

Realizaram-se recentemente dois actos comemorativos: a apresentação da edição da Câmara Municipal de Montijo, Nos Trilhos da Pedagogia - De Aldeia Galega a Montijo (1772 - 2008), da autoria do Dr. Joaquim Carreira Tapadinhas, e o jantar do passado dia 13 de Junho.

Nos Trilhos da Pedagogia – De Aldeia Galega a Montijo (1772 – 2008) é apresentada como uma edição comemorativa do cinquentenário da Escola e, como refere o Dr. Luís Graça no prefácio, “faz o inventário das principais situações de ensinança que foram acontecendo, no concelho de Montijo, ao longo dos tempos… e, por isso, estamos na presença de pilar incontornável para a história do enriquecimento académico desta terra transtagana.”

Não poderia deixar de referir esta efeméride da minha Terra e da minha Escola! A, hoje, Escola Secundária Jorge Peixinho é uma instituição que deve ser prestigiada pelo papel de grande relevo que, ao longo destes anos, desempenhou, na formação de muitos cidadãos montijenses e de outras paragens!

Muitos professores e funcionários, administrativos e auxiliares, e alunos foram construindo esta nossa Escola. Merece, contudo, referência especial o Eng. José Francisco dos Santos, actual Presidente da Junta de Freguesia de Montijo, que presidiu vinte anos ao Conselho Directivo, com competência, grande empenho e dedicação! Por seu intermédio, a Escola Secundária Jorge Peixinho também participou activamente na criação da actual Escola Secundária Poeta Joaquim Serra e da Escola Profissional de Montijo!

Agora com a participação mais activa de pais, autarquias e comunidade, o passado exige que a Escola Secundária Jorge Peixinho saiba responder cabalmente aos grandes desafios da Educação, às suas novas e difíceis exigências, e continuar a sua relevante e insubstituível função de integrar e formar cidadãos livres e competentes, para o Montijo, para Portugal e para a Europa.

Um abraço ao Dr. Joaquim Tapadinhas, professor, historiador e estudioso do Montijo; figura incontornável da história da nossa Terra que, com a sua presença e a sua obra, deu brilho e dignificou este cinquentenário.

As minhas felicitações à Dr.ª Maria do Rosário Prates, Presidente da Assembleia, órgão de direcção da Escola, ao Eng. António Castel-Branco, Presidente do Conselho Executivo, e à Dr.ª Delminda Assunção, Presidente do Conselho Pedagógico; a toda a comunidade educativa, à qual tenho orgulho em pertencer.

Nova versão da mensagem anterior, publicada em "Montijo em Notícia" de 2008.07.01