domingo, julho 06, 2008

Bons Sinais para as Ciências Naturais

Conhecidas que são os primeiros números dos resultados dos exames nacionais do ensino secundário deste ano, registo bons sinais para a Biologia e Geologia e para a Física e Química.

De acordo com o Público, o ME refere que estas são as duas disciplinas em que as correlações entre as classificações internas e externas são mais elevadas: 0,75 para a Física e Química A e 0,76 para a Biologia e Geologia. As médias nacionais também subiram: a Física e Química passou de 7,2 (2007) para 9,3 e a Biologia e Geologia de 9,1 (2007) para 10,5.

No que diz respeito à Biologia e Geologia, a prova desta 1.ª época pareceu-me bem construída, compatível com as provas intermédias que os alunos realizaram durante o ano e com grau de dificuldade adequado.

Se as médias nacionais, embora tenham subido, não serão nada de muito significativo, as boas correlações com as classificações internas são, para mim, motivo de bastante agrado! Esta boa compatibilidade demonstra bom trabalho dos professores na avaliação que fizeram aos seus alunos. Certificam a boa validade da sua avaliação final!

Amanhã, vamos ver resultados individuais e por escola. Está quase!

Sem comentários: