Terminada a 1ª fase dos exames nacionais, temos opiniões diferentes quanto às provas de Biologia - 602 (12º ano) e Biologia e Geologia (11º ano).
Pela primeira vez se testaram os conhecimentos dos alunos a quem foram leccionados os conteúdos das novas linhas programáticas destas disciplinas, assim como se adoptaram novos critérios gerais de correcção, menos penalizadores para os alunos, enquadrando-se as respostas num determinado nível de desempenho que pode contemplar conteúdos específicos, organização lógico-temática, utilização de linguagem científica e competências de comunicação em língua portuguesa. A prova de Biologia e Geologia aborda matéria de dois anos lectivos (10º e 11º anos)!
Havia alguma expectativa, de alunos e professores, quanto ao tipo e nível de dificuldade das provas, esperando-se que apelassem à integração de conhecimentos e à sua aplicação a novas situações, exigindo bons níveis de compreensão dos conteúdos.
Consideramos que a prova de Biologia (12º ano) correspondeu às nossas expectativas; bem elaborada, equilibrada e, sem ser uma prova fácil, com aceitável nível de dificuldade.
No que diz respeito à Biologia e Geologia (11º ano), parece-nos uma prova com um grau de dificuldade superior, exigindo conhecimentos de conteúdos que deveriam merecer referência objectiva no programa da disciplina!
Quantos professores terão abordado, nas suas aulas, a hipótese das pontes continentais?!
Talvez alguns geólogos mais "exploradores", mas o tempo nem sequer era muito!
Os itens de resposta aberta exigiam a tal boa compreensão dos conteúdos e boa capacidade de integrar os conhecimentos numa mesma resposta. Já esperávamos, mas que foram "mauzinhos", é verdade!
Os resultados confirmarão, ou não, a nossa apreciação.
PS - A propósito: penso que, só em caso de absoluta impossibilidade, o professor de Biologia e Geologia do 10º ano poderá deixar de dar continuidade ao seu trabalho no 11º ano, com a mesma turma.
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